Representação Discente do PPGHCS – Nota de Apoio aos Movimentos populares de Junho/2013

Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde

Nota de Apoio aos Movimentos populares de Junho/2013 e convocação para a greve estudantil de 11 de Julho.

 Nós, os alunos do Programa de Pós-Graduação em história das ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, através da representação discente, manifestamos nosso total apoio as Manifestações populares ocorridas no país no ultimo mês de junho contra o aumento das tarifas do transporte público. O que foi inicialmente uma revolta exitosa contra o aumento das passagens se transformou em um movimento de massas e mobilizações que não se via no país ha pelo menos 25 anos. Com bandeiras que passam por maiores investimentos para saúde e educação, contra os gastos abusivos na construção dos estádios para a Copa do Mundo e principalmente a radicalização da democracia; a juventude e trabalhadores mostraram sua indignação e força para mudar – para melhor – o país. Hoje observamos que o Brasil não é uma ilha de prosperidade, mas que está intrinsicamente ligado às oscilações econômicas advindas do capitalismo contemporâneo, onde se identifica – no plano internacional – movimentos populares de questionamento aos sistemas vigentes ocorridos na Europa, no Mundo árabe e na América Latina.

Na continuidade das manifestações populares de Junho, o próximo dia 11 de Julho será um dia Nacional de paralisação e lutas. Nós, os alunos do PPGHCS aderimos a paralisação através da GREVE estudantil votada na ultima assembleia do dia 2 de Julho. Nossa pauta de consenso é a reivindicação de 10% do PIB para a educação pública.

Estaremos nas ruas e mobilizados para continuarmos com esse grande processo de busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

Representação Discente do PPGHCS/COC/FIOCRUZ